Leonardo Meira
Da Redação
Arquivo

3ª maior festa mariana do Brasil - Devoção à Virgem da Penha é celebrada no Espírito Santo
O estado do Espírito Santo já comemora a 376º edição da Festa de Nossa Senhora da Penha. Desde o dia 24, os capixabas e devotos vindos de todos os cantos do país se preparam para a grande festividade, que acontece na segunda-feira, 2, oito dias após a Páscoa, como manda a tradição.
Neste sábado, 30, a Romaria do Homens deve reunir mais de 180 mil participantes que irão percorrer 14 quilômetros, entoando cânticos, orações e meditações. A iniciativa é inédita no mundo, e teve início em 1958. É realizada no primeiro sábado após a Páscoa, à noite, saindo da praça da Catedral Metropolitana
de Vitória até o Campinho do Santuário da Penha, com parada no Parque da Prainha para Celebração Eucarística.
Acesse
.: PODCAST: Conheça mais detalhes sobre a Festa da Penha
Acesse
.: PODCAST: Conheça mais detalhes sobre a Festa da Penha
Este ano, a festa tem como tema "Em Maria, a palavra se fez humanidade". A escolha sempre leva em conta a Virgem Maria e algum tema relevante na atualidade; no caso, a Palavra, devido ao recente documento lançado por Bento XVI, aExortação Apostólica Verbum Domini (Palavra do Senhor).
O oitavário da Festa começou no domingo, 24. A abertura oficial foi presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancini. Durante os oito dias, há 12 romarias.
A Festa
A Festa da da Penha é a maior manifestação de fé do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do país (atrás apenas de Aparecida e do Círio de Nazaré). Mais de 1 milhão de pessoas participam das comemorações. O Convento de Nossa Senhora da Penha é o maior patrimônio histórico do Estado e um dos mais antigos santuários brasileiros, edificado no final do século XVI, em Vila Velha. Recebeu o nome porque está situado no topo de um penhasco rocha.
Em 2010, deu-se início à procissão marítima, mais uma forma de devoção. A romaria dura cerca de duas horas e o percurso é da Ilha das Caieiras, em São Pedro, Vitória, até a Escola de Aprendizes Marinheiros, na Prainha.
Pela fé e também a tradição não podíamos ficar de fora desta magnífica festa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário